FC Porto 4 vs 0 RIO AVE FC

O Rio Ave Futebol Clube perdeu, por quatro bolas a zero, com o FC Porto, terminando assim a participação na Taça da Liga – edição 2012/2013, caminhada aliás que muito orgulha o Clube pelas prestações e resultados obtidos.

A equipa de Vila do Conde até começou bem a partida e teve mesmo a primeira oportunidade de golo com Ukra a rematar, de fora da área, com perigo.

As respostas portistas iam surgindo mas sem grande perigo para a baliza defendida por Oblak, como foi exemplo, aos 16 minutos, um cruzamento perigoso em que James tenta assistir Jackson com Vilas Boas a cortar e a dar por terminado o lance de perigo.

No cair da primeira parte, e ainda com o nulo no marcador, Hassan ficou a pouco centrimetros do golo ao antecipar-se a Fabiano. Era com um «zero a zero» que a partida da meia-final seguia para intervalo.

O Rio Ave FC entrou bem no segundo tempo e o primeiro lance a criar mais expetativa voltou a ter assinatura vilacondense: Bebé num lance individual atira ao lado da baliza portista.

Aos 53 minutos, o árbitro da partida assinala grande penalidade por falta de Oblak sobre Jackson, tendo ainda como consequência a expulsão do nosso guardião.

Nuno Espirito Santo viu-se obrigado a abdicar de Ukra para colocar em campo o guarda-redes Ederson. No momento de converter a grande penalidade, James não falhou e apontou o primeiro golo portista (57 minutos).

O segundo golo do encontro viria a surgir aos 72 minutos num que lance começa em Defour, que na esquerda cruza para Fernando finalizar.

O treinador rioavista levou ainda a cabo duas substituições ao colocar em campo Del Valle e Rafa, jovem de apenas dezassete anos que se estreou hoje pela nossa equipa profissional.

A desvantagem não desmoralizou o nosso grupo e logo no minuto 82 Tarantini quase fazia o golo do Rio Ave FC. O médio rematou na área, mas a bola saiu ligeiramente ao lado da baliza de Fabiano.

Apesar da procura da turma verde e branca por uma inversão na tendência do jogo, viria  a ser a equipa da casa a marcar mais dois golos, aos 93 e 90 minutos, através de Defour e Mangala.

O nosso emblema foi assim eliminado na meia-final da Taça da Liga, competição que conheceu um Rio Ave FC jogar em qualquer campo contra qualquer equipa.

O nosso plantel volta a treinar esta quinta-feira, pelas 10h30, no nosso Estádio, à porta fechada.

FICHA DE JOGO

Futebol Clube do Porto: Fabiano, Danilo, Maicon, Castro, João Moutinho (Izmaylov, aos 62 minutos), Jackson Martinez, James (Liedson, aos 86 minutos), Mangala, Abdoulaye (Alex Sandro, aos 46 minutos), Fernando e Defour.

RIO AVE FUTEBOL CLUBE: Oblak, Nivaldo, Tarantini, Braga (Del Valle, aos 74 minutos), André Vilas Boas, Filipe Augusto, Ukra (Ederson, aos 55 minutos), Hassan (Rafa, aos 80 minutos), Lionn, Bebé e Marcelo.

Golos: James (FC Porto, aos 56 minutos – g.p.), Fernando (FC Porto, aos 72 minutos), Defour (FC Porto, aos 83 minutos) e Mangala (FC Porto, aos 90 minutos)

Cartões:

 – Amarelos

  • Nivaldo (Rio Ave FC, aos 90 minutos)

 – Vermelhos

  • Oblak (Rio Ave FC, aos 54 minutos)
  • Ysmaylov (FC Porto, aos 90 minutos)

Equipa de Arbitragem: Hugo Miguel (Árbitro), Nuno Pereira (Árbitro Assistente), Hêrnani Fernandes (Árbitro Assistente) e Cosme Machado (4.º Árbitro).