SL Benfica vs RIO AVE FC: Antevisão

Nos momentos que sucederam o último ensaio antes da partida da 24.ª jornada da Liga Zon Sagres, Nuno Espirito Santo, treinador do Rio Ave Futebol Clube, traçou as expetativa do nosso emblema.

O técnico rioavista revelou a vontade de “fazer o que ainda foi feito”, ou seja, vencer o SL Benfica, sempre com a consciência de que pela frente vai surgir um adversário muito forte.

Confira de seguida as declarações na íntegra:

Análise ao momento do Rio Ave FC e do SL Benfica
O jogo com o Benfica chega num momento que consideramos bom. Jogar contra o Benfica é sempre um bom momento, pois é um desafio implicitamente caracterizado pela motivação que os jogadores ao jogarem contra um grande adversário. Tentaremos ir a jogo acreditando que estamos capacitados para assim o fazer e acima de tudo para fazer o que ainda não foi feito que é vencer o Benfica. Este é o nosso principal foco e objectivo.

Adversário envolvido na luta pelo título
Nós, e com todo o respeito por qualquer treinador que faça comentários relacionados com o nosso jogo, não consideramos importante. O foco está em nós e no que vamos fazer, o que significa para nós. Este é um m jogo dentro do objetivo que traçamos no momento em que te atingimos o patamar dos 30 pontos, ou seja, lutar por um lugar que durante dois terços do camp foi nosso. O jogo está dentro do nosso quadro de objectivos e com todo o respeito não falamos de lutas que não são nossas.

Disputa dos dois jogo consecutivos: Liga Zon Sagres e Taça da Liga
Sim, afastar estes dois jogos seria irracional da nossa parte. São competições diferentes, adversários diferentes. Uma competição enquadra-se no nosso objectivo de campeonato e o outro é o sonho do princípio da época. Encaramos um jogo de cada vez com a consciência de que teremos imensas dificuldades. Estamos mentalizados que temos de os ver como oportunidades para desafiar os nossos limites e só assim poderemos tirar coisas boas.

Características do jogo pelo SL Benfica ser líder do campeonato
Jogar no Estádio da Luz, contra o Benfica líder já de si é muito difícil e acresce o fato de provavelmente á hora do jogo o nosso adversário já conhecer o resultado do outro jogo, de uma luta que não é nossa. Temos consciência que vamos jogar num grande estádio contra uma grande equipa, liderada por um grande treinador. Estamos focados em fazer o que ainda não foi feito colocando questões durante o jogo que nos permitam lutar pelo resultado de modo consciente e motivado.

Objetivo de fazer o que ainda não foi feito
Nós consideramos que tentar fazer o que ainda não foi feito acima de tudo representa quando um individuo, um grupo, uma equipa acreditam que podem fazer. Não podemos dizer que o acreditar, lutar, trabalhar até à exaustão permite tal porque isso todos fazemos. É importante sim colocar questões diferentes no contexto de jogo, que poderá ser acima de tudo uma vantagem para nós. Falo de questões a nível estratégico e por isso durante a semana as preparamos. Também temos de ter em conta as respostas às questões que nos vão ser colocadas e que teremos de resolver. Estamos alertados e tivemos tempo para preparar o jogo.

Bons resultados frente aos «grandes»
O nosso percurso dentro do campeonato mostra isso realmente. Nos jogos que discutimos contra equipas que estão implicadas em outras questões conseguimos conquistar pontos, somente contra o Benfica não foi assim. Perdemos em casa e tentaremos fazer mudar isso. Independentemente do resultado, repito, é o nosso objetivo é ir sempre a  jogo, tentar disputar o jogo, com consciência de quem temos pela frente.

Marcação tardia do jogo da meia-final da Taça da Liga
Na competição esta meia-final já devia ter sido disputada e tem razão quando diz que poderemos ficar prejudicados pela marcação tardia, mas como somos grupo otismista, e perspetivamos o futuro, mal soubemos da data tivemos a preocupação de calendarizar o nosso trabalho. Queremos desafiar os nossos limites. O fato de jogarmos no sábado pode ser um momento de capitalização para o jogo de quarta. Tentar que o jogo de amanhã capitalize energia para quarta para estarmos preparados e motivados para alimentar o sonho que é a final a Taça da Liga.